27 de jul. de 2012

Cinquentenário do 36º BI Mtz em Uberlandia-MG


    
Em 24 e 26/07/12, a convite do comandante Tenente Cel. Marcos André Gueiros Taulois, o ex-combatente Leônidas Macedo Filho prestigiou as solenidades comemorativas do cinquentenário do 36º Batalhão de Infantaria Motorizada em Uberlândia-MG.
"Encontram-se presentes nesta solenidade ex-combatentes da Força Expedicionária  Brasileira, criada por ocasião da 2ª Guerra Mundial. O Exército Brasileiro presta nesta ocasião a merecida homenagem àqueles que com sacrifício, bravura e glória, souberam defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia”

O solene anúncio, efetuado após a apresentação da tropa, foi o primeiro evento da formatura militar. Em seguida, ainda em reverência aos febianos, foram executados os toques de sentido, de "Presença de Ex Combatente" (Clarim) e o Exórdio de Presença (Banda de música).
Fotos:


Livro 5 anos do 36º BIMTZ
https://photos.app.goo.gl/Yf8ceBFDdYjrUpVS6

No curso da solenidade o nonagenário febiano sofreu acidental esbarrão, que dado à fragilidade da pele, provocou pequena contusão e sangramento na mão direita. O ferimento foi auto estancado e em seguida devidamente cuidado no departamento médico da unidade militar.

O incidente, no entanto, inspirou a redação do e-mail abaixo transcrito, cujo texto do Capitão Milson José da Silva, autor do livro citado, exalta o Febiano e atribui conotação histórica ao ocorrido.

"A honra, em participar de momentos inesquecíveis, será registrada em um dos capítulos do livro -'36º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO - SUAS ORIGENS'.

“Ao nosso herói 2º Sgt Leônidas Macedo Filho, Combatente do passado e partícipe do presente Exército Brasileiro, nossos agradecimentos pela simpatia e serenidade transmitida por ocasião das comemorações do 50º aniversário da SENTINELA DO TRIÂNGULO - 36º BI Mtz. Pedimos mil perdões pelo desagradável transtorno. Mas, de maneira simbólica, até mesmo no cinquentenário do 36º BI Mtz, nosso herói, mais uma vez, demonstrou bravura e se fez presente. E mais, selou com uma gota daquele mesmo sangue que colou à disposição da honra e soberania de nossa Pátria, em solo europeu, o encerramento das solenidades daquele inesquecível dia 26 de julho de 2012. Data esta que por certo, teve como testemunho o brilho divino daquela manhã ensolarada e emoldurada pelos acordes do exórdio "Presença de Ex-Combatente", executado pela Banda de Música da SENTINELA DO TRIÂNGULO."
___________________________________________________________________________________
Correio de Uberlândia - História do 36º:
Vídeo 50 anos do 36º BI Mtz. Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=lqyX-GygMYM