Clique abaixo para acessar álbum de fotoshttps://photos.app.goo.gl/dASxhYPoqec2iR9e6
Segue texto da saudação efetuada por Marcelo Macedo.
Presidente Kleber, Gov. Assistente Antônio Pedroso, Presidente da Subseção local da OAB, Dra. Alba Valéria, Comandante do Batalhão de Araxá Ten. Cel. Fagundes, Comandante da Cia de Sacramento Capitão Nascimento, Comandante do Pelotão de C. Altos Tenente Fonseca, autoridades e convidados já nominados pelo protocolo, companheiros, senhores e senhoras:
O culto aos valores morais e reconhecimento dos cidadãos que contribuíram para a melhoria da sociedade são os pilares para a construção de uma nação forte e justa!
Abraham Lincoln, no entanto, apregoava que o cidadão não deveria fazer apenas para ser reconhecido, mas sim se esforçar ao máximo para ser digno de reconhecimento.
Consonante aos princípios citados, que nortearão, conforme será amplamente demonstrado, o tema desta mensagem, é para nós motivo de quádruplo regozijo, a oportunidade de participar e falar sobre a homenagem em curso.
Desde a fundação em 1.970 o Rotary Club de Campos Altos tem cumprido satisfatoriamente o seu papel, prestado relevantes serviços e participado ativamente da maioria das realizações conquistadas em prol da comunidade local, especialmente dos menos favorecidos.
A despeito de estar sediado em cidade tão pequena, para o nosso orgulho, o Rotary local já foi considerado um dos mais atuantes e eficientes não somente do distrito, estado e Brasil, mas também do mundo.
Além dos relevantes serviços prestados, para reconhecer os que contribuíram significativamente para desenvolvimento da cidade, por sugestão do companheiro Élcio Campos, o Rotary local instituiu há alguns anos a comenda Leônidas Macedo Filho.
Embora muitos já conheçam a história, a oportunidade requer que seja relembrado e exaltado tópicos da admirável folha de serviços prestados pelo atuante e participativo cidadão, que passou a nominar a relevante comenda, ora outorgada.
Leônidas Macedo Filho, um bravo herói brasileiro, de elevado espírito cívico com representação internacional, contribuiu, acima da média, para melhorar a história do mundo, da organização social, acertou muito mais do que errou, foi um dos pioneiros, que acreditou e auxiliou a construir a saga de Campos Altos.
Entre outras proeminentes atividades, Leônidas Macedo Filho integrou como Sargento a Força Expedicionária Brasileira, que durante a II Guerra, auxiliou a libertar as cidades italianas do julgo nazifascista, colocar termo no conflito, devolver a paz ao mundo e a redemocratizar o Brasil.
Leônidas Macedo Filho foi ainda o fundador da empresa Auto Peças Camposaltense Ltda. que há 73 anos está em franca atividade no mercado, Presidente dos partidos políticos UDN e PDS, Presidente da Câmara Municipal, Prefeito Municipal, Presidente Fundador e o primeiro eleito do Rotary Club local.
A sólida APC tem cumprido a função social, sido uma escola técnica, gerado empregos e se mantido comercialmente eficiente. A história da tradicional, mas sempre moderna empresa, da qual há 36 anos somos o sócio gerente, se confunde com as próprias do automóvel e de Campos Altos.
Vale informar ou relembrar ainda que foi na empresa APC, senão o primeiro, um dos primeiros empregos do então jovem e no presente Capitão PM Wagner de Paulo Nascimento, que naquela época ainda era menor.
Ainda nos recordamos da solicitação de emprego, da entrevista, da admissão, competência, denodo e seriedade do jovem balconista Wagner na condução do trabalho, bem como do pedido de demissão.
O desligamento da empresa foi solicitado para que o mesmo se preparasse para o concurso da Policia Militar de MG, pelotão de Polícia Florestal.
Inclusive, em seguida, em atenção ao pedido verbal de policial florestal encarregado, que nos procurou na APC para efetuar sindicância, demos boas informações sobre o antigo empregado, que foi admitido, se capacitou e por tempos atuou naquele pelotão da gloriosa corporação.
Para a nosso envaidecimento, assim como os demais que já trabalharam e tem trabalhado na APC, certamente o jovem Wagner também deverá ter absorvido bons conhecimentos e exemplos, especialmente de caráter e conduta, que ao final o auxiliaram a consolidar a sua boa formação.
Mais tarde o competente policial Wagner se capacitou ainda mais, inclusive na graduação superior em Direito, foi transferido para a Polícia Militar, promovido a Cabo, Sargento, Tenente e Capitão.
Seriedade, firmeza, equilíbrio, bom senso, correção e interesse foram as principais características, que marcaram o bom desempenho e exercício satisfatório do Tenente Wagner nas funções policiais e comando do Pelotão PM de Campos Altos.
Nas reuniões semanais do Rotary Club local, quando há oportunidade e tempo disponível, a pedido da presidência, temos contado estórias ocorridas em Campos Altos.
Para não perder o costume, é pedido licença aos ouvintes e especialmente ao homenageado, para quebrar o protocolo, descontrair a reunião e contar mais uma passagem alusiva ao tema da homenagem, que acreditamos ser interessante, exemplar, assim como histórica.
Certa feita, fomos testemunhas de tentativa de crime de extorsão perpetrado por menores e liderados por individuo, que já havia trabalhado como auxiliar de mecânico na oficina. Naquela época, para assegurar um canal de consumo de peças, a estrutura da oficina mecânica estava cedida gratuitamente para profissionais do ramo.
Na oitiva, além do que sabíamos sobre o ocorrido, comentamos em separado que, por coincidência, tanto o Sargento Wagner, que pronta e eficazmente efetuou a detenção, assim como o líder do grupo detido, já haviam trabalhado, respectivamente, na loja de autopeças e na oficina mecânica anexada.
No curso do inquérito policial, quando havia oportunidade e para descontrair a tensão, o nosso comentário ensejou que o competente e bem-humorado Delegado de Polícia por vezes repetisse a seguinte jocosa indagação:
“Quer dizer então que o balconista prendeu o mecânico”?
Como tudo na vida, a história tem dois lados opostos, um feliz e o outro triste, como poderá ensinar valiosas lições e comprovar que o mal nunca vence e ao final o bem sempre triunfa.
Embora ambos os personagens citados tenham trabalhado no mesmo ambiente e provavelmente fossem possuidoras de semelhantes condições sociais, um optou pelo caminho do bem e o outro o do mal.
O que procurou melhorar e ser alguém de bem na vida, se capacitou, destacou, galgou significativas posições na hierarquia militar, tem comandado unidades da gloriosa PM e pelo excelente trabalho prestado, entre outros, nesta noite recebe o relevante reconhecimento.
Já o que optou pelo caminho do mal, aparente facilidade, riqueza sem esforço e obscuridade, também galgou posições e alcançou a fama, porém pelo lado oposto e reprovável, nas abjetas escalas da marginalidade e delinquência.
Além das penalidades que foram e ainda poderão lhe serem cominadas pela justiça, pelas más e condenáveis ações praticadas contra a sociedade, recebeu, simbolizado pelo desprezo, reprovação e repulsa, os devidos reconhecimentos.
Pode-se escolher livremente o que plantar, mas somente poderá ser colhido o que foi plantado. Não há como plantar cenoura e colher batata. A filosofia encerrada pelo provérbio chinês resume a história contada, bem como justifica e enobrece o honroso reconhecimento ora prestado ao virtuoso cidadão Capitão Wagner de Paulo Nascimento.
A evolução e o sucesso são apreciáveis, é muito bom e fácil falar e fazer o bem, assim como elogiar e reconhecer as conquistas das pessoas. Conforme alegado no início e plenamente demonstrado no curso desta fala, pela proximidade, conhecimento, participação e reconhecimento, daí o nosso quadrupolo envaidecimento.
Por fim, mais uma vez agradecemos a distinção e oportunidade, damos as boas-vindas, saudamos e desejamos que o Tenente Fonseca também logre sucesso no comando do pelotão.
Para encerrar esta fala, conclamamos aos presentes que o homenageado Capitão Wagner de Paulo Nascimento seja saudado com uma calorosa salva de palmas.
Muito obrigado.