9 de jan. de 2013

Nota de Falecimento



Lamentavelmente, com muito pesar e sentimento, é informado, que na manhã de 06/01/2013, infelizmente faleceu o ex combatente da FEB Leônidas Macedo Filho. Após tantas vitórias e realizações em 92 anos de vida, o velho guerreiro não resistiu e sucumbiu na derradeira batalha.




Entre outras virtudes o falecido foi um homem íntegro, corajoso, sábio, realizador, idôneo, moderado e participativo, que deixou um rastro de realizações positivas e definitivamente marcou a história da cidade.

Não é qualquer cidadão brasileiro ou do mundo, que possui história de vida semelhante, vasta folha de serviços prestados e que tenha praticado tanto patriotismo, cidadania e interesse pela coletividade.

Leônidas Macedo Filho é um dos verdadeiros heróis da pátria, pois participou ativamente de momentos marcantes, ofereceu sua parcela de contribuição para fazer e melhorar a história de Campos Altos, do Brasil e do mundo.

Em todas as atividades que exerceu, se destacou positivamente, quer seja nos âmbitos militar, social, político, empresarial e familiar.

I – Como militar voluntariamente se apresentou, atendeu o chamamento, os anseios do povo brasileiro e por competência, serviu no quartel general da Força Expedicionária Brasileira – FEB, que lutou na Itália durante a II guerra mundial. Força militar esta, que libertou o povo e cidades italianas da opressão nazi-fascista e cumpriu com extrema eficácia todas as missões a ela confiada. A vitória dos aliados colocou termo ao regime totalitário, inclusive no Brasil e devolveu a paz e democracia ao mundo;

II - Como empreendedor de visão, cerca de uma década antes do automóvel ser fabricado no Brasil, se estabeleceu pioneiramente no comércio de autopeças e prestação de auto-serviços. A história da sólida e tradicional empresa AUTO PEÇAS CAMPOSALTENSE LTDA, em franca atividade há 63 anos, se confunde com as próprias histórias do automóvel e da cidade de Campos Altos;

III – Como chefe de família, em conjunto com a saudosa Dona Maria de Lourdes, foi pai zeloso, ponderado, que criou, deu suporte, educou, encaminhou os filhos e cumpriu a contento a obrigação;

IV – Como político idealista, íntegro, moderado, conciliador e sem segundos interesses, militou na política partidária em prol da comunidade por 40 anos. Presidiu os diretórios municipais da UDN e do PDS, a Câmara Municipal e foi membro executivo da ARENA. Convidado e apoiado, inclusive por tradicionais adversários políticos, como candidato único, se elegeu prefeito municipal com votação recorde, superior, inclusive, a somatória dos votos recebidos por todos os vereadores. Apesar do mandato reduzido de apenas dois anos, dado à dinamização da administração e apoio incondicional de todas as correntes políticas, que passaram a remar no mesmo sentido, a gestão foi muita profícua e Campos Altos viveu um bom momento;

V – No campo social, entre outras atividades, compôs as primeiras diretorias do Clube Social de Campos Altos e da Associação dos Cafeicultores de Campos Altos e Região – ACCAR. Foi ainda o presidente fundador e o primeiro presidente eleito do Rotary Club de C. Altos. Há 43 anos o clube de serviço tem prestado significativos benefícios à comunidade, especialmente aos mais carentes e se destacado como um dos mais atuantes do distrito;

É claro que assim como todos o Sr. Leônidas também possuía alguns poucos defeitos, imperfeições e cometeu erros. Entretanto acertou muito mais do que errou e era possuidor de muitas virtudes, que superaram e com muita vantagem tudo que possa haver ocorrido de errado;

Aliás, na vida a vitória vem em longo prazo e é a resultante da somatória dos altos e baixos, dos acertos sobre os erros e dos bons e maus momentos.

É importante ainda salientar que o falecido não teve as oportunidades, que os filhos dele tiveram, não pode estudar e não recebeu quaisquer heranças patrimoniais. Assim como não se aproveitou dos cargos e recursos públicos, não ganhou na loteria e absolutamente nada desonestamente. Com muito mérito, trabalho esforço, construiu um razoável patrimônio, um nome, uma família íntegra e uma brilhante história de vida.

É claro que a Dona Maria de Lourdes auxiliou muito e certamente também é responsável pela construção da brilhante história e faz muita falta. Até porque durante 59 anos foi a companheira firme e solidária, a mãe zelosa e esposa dedicada que viveu com discrição, porém exclusiva e intensamente para a família.

Por haver sido do bem e cumprido a contento as missões aqui na terra, certamente ambos estão juntos ao lado do Senhor. De onde continuarão a rogar por nós todos como sempre rogaram, porém agora com muito mais força e intensidade.