10 de set. de 2015

Texto do discurso de Marcelo Macedo

Câmara Municipal Leônidas Macedo Filho

Pode-se escolher livremente o que plantar, mas somente poderá ser colhido o que foi plantado. A filosofia encerrada pelo provérbio chinês resume a história e o honroso reconhecimento prestado por esta colenda Câmara Municipal ao virtuoso e participativo cidadão Leônidas Macedo Filho.

O reconhecido contribuiu, acima da média, para melhorar a história e a organização social, bem como foi um dos pioneiros, que acreditou e auxiliou a construir a saga de Campos Altos.
 

 Embora muitos já conheçam, a oportunidade requer relembrar e exaltar tópicos da admirável folha de serviços prestados pelo homenageado. - Um bravo herói, de elevado espírito cívico e com representação internacional.

Leônidas Macedo Filho, voluntariamente colocou a própria vida à disposição da pátria e destemidamente lutou na II Guerra em defesa da honra, soberania nacional, direitos e liberdade. Apesar da não formação acadêmica e patente oficial militar, por competência serviu e desempenhou destacada atuação no comando do serviço de intendência da gloriosa Força Expedicionária Brasileira.

A FEB atendeu aos anseios nacionais, foi à guerra e respondeu à altura o ultraje pelo covarde torpedeamento de 36 pacíficas embarcações da marinha mercante e morte de 1074 brasileiros. A primeira força militar latino-americana a combater em terras de ultramar, integrada por 25.334 militares, foi até então a maior delegação brasileira já enviada ao exterior. O vitorioso grupo libertou as cidades italianas da opressão nazifascista, auxiliou a por termo no mais sangrento dos conflitos, que matou além de 60 milhões de pessoas e conquistar a almejada paz mundial.

O convívio com militares de nações democratas e a euforia pós-guerra pelo clima de liberdade conquistada nos campos de batalha, o inspiraram a atuar com idêntico objetivo na política. Apesar de haver combatido o totalitarismo na Europa, incoerentemente o governo brasileiro ainda impunha em casa o duro regime de exceção, mediante a prática de políticas populistas e oligárquicas.
 

De volta à terra natal Candeias-MG, o reconhecido foi um dos fundadores e eleito secretário do diretório do partido político, União Democrática Nacional – UDN. Frontal opositor àquelas políticas, ao governo ditatorial e a figura de Getúlio Vargas o “Udenismo” defendia o liberalismo clássico, a moralidade, abertura econômica para o capital estrangeiro e valorização da educação pública. O lema do partido era a famosa frase de Thomas Jefferson – “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.

No início de 1949, por sugestão do conterrâneo e correligionário, saudoso Mariano Bernadinho de Sena Filho, primeiro prefeito eleito de Campos Altos, se estabeleceu e foi um dos pioneiros no comércio local. No presente seria inconcebível, uma década antes da fabricação do automóvel no Brasil, empreender oficina mecânica em cidade que ainda não dispunha de energia elétrica, água encanada, esgoto e telefone.

A falta daqueles recursos provocava, entre outras as seguintes limitações: Para vulcanizar câmaras de ar era necessário queimar a gasolina inserida no copo de um pistão de motor automotivo sobreposto ao adesivo vulcanizador. A água para beber, lavação de peças, etc., era buscada no Córrego do Barreiro, em ponto próximo ao atual bueiro. Os banhos, sempre frios eram tomados de favor no pátio da Estação Ferroviária local, sob a caixa d’água, que abastecia as famosas locomotivas a vapor Marias Fumaças.

O arrojado empreendimento de construção simples e rústica, mas adequada à atividade e época, chamou a atenção, impactou positivamente os negócios e marcou a história da cidade. Há mais de 66 anos, no mesmo ponto, administrada pela terceira geração da família, a sólida APC tem cumprido a função social, sido uma escola técnica, gerado empregos e se mantido eficiente. A história da tradicional, mas sempre moderna empresa, se confunde com as próprias histórias do automóvel e da cidade de Campos Altos.

Em 1951, consolidado o negócio, foi transferido o domicílio eleitoral e a filiação partidária. Logo foi eleito vice-presidente, se tornou uma expressiva, mas conciliadora liderança política e esteio da UDN local, então dirigida por Perciliano Domingos da Silva.

Em 40 anos de militância, sem segundos interesses, Leônidas Macedo talvez tenha sido um dos poucos políticos que exerceu a atividade por idealismo, tanto anos e manteve a fidelidade partidária. Visto que, permaneceu nos partidos aos quais foi filiado, enquanto os mesmos existiram.

Embora tenha sido bem votado o reconhecido não obteve sucesso nas candidaturas a vereador em 1954, quando foi primeiro suplente e a vice-prefeito em 1958. Na ocasião a UDN perdeu a disputa pela prefeitura por apenas por 23 votos. Já em 1960 e 62, após sucessivas derrotas e longo jejum do poder, também em Campos Altos o partido obteve memoráveis vitórias. Foram eleitos, respectivamente para presidente da república, governador de Minas, Prefeito e Vice de Campos Altos, Jânio Quadros, Magalhães Pinto, Geraldo Barbosa Leão e Clésio Silveira Lemos.

No conturbado ano de 1964, eleito presidente da UDN, tornou-se o chefe político local até a extinção dos partidos políticos e adoção do bipartidarismo pelo Ato Institucional nº 02, editado pelo governo militar em 27/10/1965. Na prática, porém, Leônidas Macedo Filho manteve o comando político até o final do mandato do Governador Magalhães Pinto em 31/01/1966.

Em seguida o reconhecido foi um dos fundadores, redator da ata de constituição e membro da executiva do diretório local da Aliança Renovadora Nacional – Arena. Entre 1966 e 1970, pelo mesmo partido, foi eleito vereador, por dois períodos vice, outros dois presidente da Câmara e Prefeito de C. Altos.

Vale ressaltar que, naquela época, os partidos políticos eram de fato representativos, possuíam ascendência hierárquica e selecionavam os melhores candidatos para representá-los. Os vereadores não eram remunerados e somente os mais esclarecidos, que desejavam e se dispunham contribuir para melhoria da comunidade aceitavam as candidaturas. O prefeito recebia apenas o salário simbólico equivalente ao mínimo, não dispunha de secretariado, motorista e automóvel à disposição. Para fiscalizar obras e viajar por interesse do município, era necessário utilizar utilitários da prefeitura, veículo próprio, carro de praça, ou ônibus de linha regular.

O ápice da carreira política do homenageado ocorreu no biênio 71/72.

Pela destacada atuação como chefe político e presidente da Câmara, correligionário e próximo do então governador Rondon Pacheco, as lideranças locais o consideraram em melhores condições para dirigir o município.

Assim convidado e apoiado, inclusive por tradicionais adversários políticos, Leônidas Macedo Filho aceitou o desafio da candidatura a prefeito em mandato de apenas dois anos. E caso fosse eleito, para desempenhar melhor o cargo e facilitar o entendimento da essência dos projetos, que seriam apresentados na Câmara, foram impostas e plenamente atendidas apenas duas condições:

I - Apoio efetivo de todas as correntes políticas, que apoiaram a candidatura, especialmente durante o exercício do mandato;

II – Renovação dos vereadores. Lançamento de candidatos suprapartidários, mais esclarecidos e de fato interessados em contribuir para a melhoria da cidade.

Exceto o advogado Dr. José dos Santos Domingos, que repetiu o mandato e presidiu a Câmara no biênio, os demais vereadores eleitos não possuíam quaisquer vínculos políticos e experiências eleitorais.

Entre os que foram eleitos e integraram a equipe de trabalho no biênio, honrosamente prestigiam esta solenidade os proeminentes cidadãos e amigos Srs: José Garcia de Carvalho, Zé do Egídio, que foi o vice-prefeito e os vereadores Clóvis Carvalho, José Batista de Melo (Zito), Wander Evangelista de Carvalho e Diogo Ribeiro de Andrade. Este foi o vereador mais votado e líder do prefeito Leônidas Macedo Filho na Câmara. Posteriormente, por duas vezes, Diogo foi eleito Prefeito e uma vez vice.

Além dos citados, também foram eleitos, exerceram a vereança naquele período e infelizmente não estão mais no plano terrestre os igualmente ilustres Srs. Antônio Bicalho de Lima, José Augusto da Costa, José Batista de Mendonça (Zezinho Professor) e Jairo Correia da Silva, que nomina o plenário desta casa.

Como candidatos únicos, pois não houve opositores, Leônidas Macedo Filho e José Garcia de Carvalho se elegeram prefeito e vice com votação recorde, superior, inclusive, à somatória dos votos recebidos por todos os vereadores. Apesar do reduzido tempo de mandato e poucos recursos, mas com apoio incondicional de todas as correntes políticas, que remaram para o mesmo sentido, a gestão foi muito profícua e Campos Altos viveu um bom, pacífico e exemplar momento político.

Sem alterar o quadro funcional, deixar de realizar os serviços básicos e cumprir os encargos, foi promovido o saneamento e o equilíbrio das finanças do município.

A medida permitiu liquidar os débitos anteriores, recuperar o crédito no comércio, cuidar melhor da cidade e inaugurar nova era administrativa. Pela primeira vez na história do município as obrigações financeiras, inclusive os salários, foram rigorosa, tempestiva e em, alguns casos até antecipadamente cumpridos.

Ademais, ainda foram realizadas importantes obras, prestados relevantes serviços, adquiridos vários bens públicos, enfim a grande maioria do que havia sido proposto e planejado. Ao final do mandato, sem legar onerosos encargos e dívidas vencidas a pagar, o gestor deixou o cargo em paz e com elevado índice de aprovação popular. A casa arrumada contribuiu muito para que o sucessor e amigo Francisco Sebastião Ferreira realizasse excelente administração.

É importante ressaltar que em outras duas oportunidades, sob a justificativa que já havia cumprido a cota de sacrifício, Leônidas Macedo Filho declinou novas propostas de apoio, para novamente ser candidato único a prefeito de Campos Altos.

Em 1980, a pedido do então governador Francelino Pereira, correligionário de longa data, Leônidas Macedo Filho liderou a fundação do diretório do Partido Democrata Social – PDS, do qual foi eleito e reeleito presidente. Por conseguinte, novamente acumulou e exerceu a chefatura política local até o final do mandato daquele governador em 15 de março 1983.

Apesar da tendência de virada oposicionista, grande potencial eleitoral dos candidatos do PMDB e derrota para Tancredo Neves na disputa para o governo de Minas, o PDS conseguiu vencer a eleição municipal. O partido lançou três sublegendas e a somatória dos votos superou os recebidos pelo candidato do PMDB, que optou por uma única legenda. A chapa mais votada do PDS, Geraldo Barbosa Leão e Sálvio Falco, foi eleita respectivamente prefeito e vice.

Vale ressaltar que em Campos Altos, em cinco eleições municipais disputadas, a UDN venceu duas, foi derrotada em outras duas e apoiou o arquirrival PSD em uma edição. Já a Arena e o PDS, jamais perderam eleições municipais e, por conseguinte todos os candidatos foram eleitos, ou seja, os seguintes prefeitos: Alberico Alves Pereira, Leônidas Macedo Filho, Francisco Sebastião Ferreira, Diogo Ribeiro de Andrade, Geraldo Barbosa Leão e novamente Diogo Ribeiro de Andrade.

No campo social Leônidas Macedo Filho também foi muito participativo e compôs as primeiras diretorias da Cia. Telefônica, do Clube Social, da Associação dos Cafeicultores do Cerrado e do Rotary Club de Campos Altos, do qual foi ainda o presidente fundador e o primeiro eleito.

O eficiente clube de serviço, destaque do Distrito, há 45 anos tem cumprido satisfatoriamente os objetivos, prestado relevante serviços e beneficiado a comunidade, especialmente os mais carentes. É oportuno ressaltar que em 08/11/1969 no plenário desta casa e neste mesmo local, ocorreu a primeira reunião, que foi o núcleo de fundação ou embrião do Rotary Club de Campos Altos.

Além de rotarianos de Luz, participaram do encontro as seguintes lideranças locais: Presidente da Câmara Leônidas Macedo Filho, vereador José Godinho de Abreu, vice-prefeito Laurici Olímpio de Oliveira, doutores Massar Hori e Vantuil Teixeira, professores José Batista de Mendonça e Rubens de Oliveira Passos e o chefe do IBC Verdi Gomes Mendes de Oliveira. Com apenas 12 anos de idade, acompanhava o pai, também assistiu a histórica reunião e foi testemunha do nascimento do clube, este que vos fala.

Apesar do brilhante currículo e trajetória de sucesso em todas as atividades exercidas, o homenageado não era perfeito, cometeu erros e especialmente nos negócios poderia ter sido mais ousado. No entanto acertou muito mais do que errou e as virtudes superaram com muita vantagem as características negativas. Aliás, na vida a vitória vem em longo prazo e é a resultante da somatória dos altos e baixos, dos acertos e erros e dos bons sobre os maus momentos.

Entre as decisões tomadas, seria oportuno ressaltar a que, embora aparente ser um grotesco erro empresarial na verdade foi um grande acerto social, comprovado pelo presente reconhecimento. A opção por Campos Altos possibilitou ao reconhecido construir bela história, forte nome, razoável patrimônio, sólida empresa, respeitável família, enfim, uma trajetória de sucesso. Senão vejamos:

Em 1952 a convite do amigo José Bueno de Paula, que também foi presidente desta casa e prefeito de Campos Altos, visitou Uberlândia, cuja população de 35.799 habitantes era a mesma atual aproximada de São Gotardo. Foram gastos dois dias de viagem na ida, outros dois de volta em precárias estradas de terra e detalhes curiosos da então sertaneja cidade chamaram a atenção e decepcionaram o visitante. Os jardins residenciais eram padronizados e possuíam plantados no centro um cajuzeiro.

Nas portas da maioria das casas comerciais havia expostos cachos de bananas. Apesar de nutritiva e saborosa, a referida fruta sempre foi associada a valor irrisório e sinônimo de bagatela.

A má primeira impressão, dificuldade de acesso e isolamento dos grandes centros urbanos instaram o visitante a concluir, pasmem, que Uberlândia não apresentava boas oportunidades de negócios. Logo não foi aceita a proposta de sociedade em máquina de beneficiamento de arroz naquela cidade e optado pela manutenção, até incremento dos negócios em Campos Altos. Além de oficina mecânica, autopeças e carro de praça, foi constituída sociedade com o mesmo José Bueno de Paula na extração, comércio e beneficiamento de madeiras.

Dado ao clima adequado à produção do “ouro verde”, localização estratégica e acesso ferroviário, a jovem cidade se tornara novo eldorado, experimentava efervescente prosperidade e vertiginoso crescimento. À procura de riquezas, trabalho e melhores condições de vida, eram frequentes as mudanças de famílias para Campos Altos, especialmente vindas do oeste e sul de minas.

O ápice migratório ocorreu entre 1951 e 1954, quando de 300 o número de casas foi quintuplicado para 1500. O significativo aumento de 400% destacou ainda mais Campos Altos, que foi uma das três cidades mineiras que mais cresceram naquele período.

É importante salientar que os elementos disponíveis naquele momento justificavam aquela conclusão, pois o crescimento de Uberlândia deveu-se à construção de Brasília alguns anos depois. Por ser o último centro abastecedor do oeste, a cidade se tornou rota rodoviária e parada obrigatória para ida e volta de Brasília. Concluída a nova capital e as estradas de acesso, de longínqua e isolada, Uberlândia se tornou estratégica rota comercial e de integração do Brasil Central.

Logo houve acelerado progresso, que a tornaram o maior centro distribuidor atacadista da América Latina e a segunda maior cidade brasileira não capital, menor apenas do que Campinas-SP. Caso tivesse se transferido para Uberlândia, provavelmente Leônidas Macedo Filho também teria logrado sucesso e sido um dos expoentes empresariais e da política daquela localidade.

No entanto, como optou, fez história, contribuiu, foi acolhido e adotado cidadão de Campos Altos, o indelével e relevante reconhecimento é muito justo, como foram os de outros reconhecidos e deverão ser os de futuros. É certo que muitos outros cidadãos também fizeram por merecer e seriam credores do honroso e significativo reconhecimento. A elevada distinção, da própria Casa Legislativa se autodenominar Leônidas Macedo Filho, muito orgulha a família e dignifica ainda mais a memória do reconhecido.

A razão e os critérios específicos da escolha do nome são desconhecidos da família, porém além de lícitos, são muito coerentes e lógicos. A casa guardiã das leis, instituição republicana mais próxima e representativa da vontade popular, somente poderia receber o nome de quem tenha cultivado os valores essenciais para a vida comunitária. Ou seja, tenha sido justo, correto, conciliador, zeloso com a administração e austero na gestão de recursos públicos, como foi Leônidas Macedo Filho.

O culto aos valores morais e o reconhecimento dos cidadãos, que de fato contribuíram para o desenvolvimento, fizeram história e viveram para servir é que constroem uma nação forte e justa!

Oxalá, que os ideais do homenageado inspirem os atuais e futuros políticos, para que da mesma forma exerçam apreço por Campos Altos, à política por essência e sempre em prol do bem comum.

Dado às modais práticas de corrupções, improbidades, desvios e subtrações de recursos públicos, a sociedade tem repugnado e a justiça punido com rigor os que, paradoxalmente, se servem da política. A conotação simbólica então do reconhecimento a político virtuoso, que exerceu a atividade para servir, é muito oportuna, exemplar e extrapola os sentimentos familiares citados. Além de valorizar e resgatar em parte a credibilidade, a presente homenagem proporciona a todos e especialmente à classe profícuas reflexões.

Por fim, são manifestados os agradecimentos ao vereador Jair Fernandes pela iniciativa, à Câmara pela relevante homenagem, oportunidade de rever amigos e comemorar festivamente os feitos do reconhecido. Para felicitar a memória do homenageado, a respeitável casa de leis e a querida Campos Altos, que em 23 do corrente comemorará mais um aniversário é solicitado uma calorosa salva de palmas.

Muito obrigado a todos.

Marcelo Macedo, 12/09/15