12 de set. de 2015

Discurso Carla Oliveira Moraes - (Realizações do Prefeito Leônidas Macedo Filho)



                      ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO LEÔNIDAS MACEDO FILHO - BIÊNIO 1.971 / 1.972


 Dado ao reduzido tempo de mandato (dois anos), pequena receita e estrutura geral do município, foi optado por realizar uma administração simples, porém dinâmica e eficiente, que dentro das possibilidades, atendesse os anseios básicos e imediatos da população.

Assim não foram iniciadas grandes obras, que não poderiam ser concluídas durante o mandato, comprometido o orçamento e legado pesadas dívidas aos sucessores.

O programa de administração, bem como o que se comprometeu, com apoio de todas as correntes políticas foram satisfatoriamente realizados.

É importante ressaltar que naquela época o cargo era de sacrifício, para servir a comunidade e a remuneração do prefeito era simbólica equivalente ao salário mínimo. Não havia secretariado e sequer veículo para locomoção do prefeito, que necessitava utilizar o automóvel próprio, ônibus ou carro de aluguel. 

Principais realizações por setores:


Agricultura, pontes, veículos e maquinários:

Realização de convênio, implementação e disponibilização do Escritório local da ACAR (Atual Emater), para assistência aos produtores rurais;

Aquisição de Moto Niveladora usada do DER, mas revisada e em bom estado de conservação, para “iniciar” os serviços de manutenção das ruas ainda não pavimentadas da cidade e estradas municipais;


Construção e inauguração de uma ponte de madeira sobre o rio Santa Tereza, que estava caída há trinta anos e era uma grande aspiração, especialmente dos fazendeiros daquela região. A importante obra voltou a ligar diretamente, encurtou a distancia entre as cidades, recuperou a freqüência e movimento comercial dos Pratinhenses em Campos Altos;

Aquisição de Pá Carregadeira e de Caminhão Basculante zero KM, até então inéditos na prefeitura local, para realização dos necessários serviços nas estradas municipais, que nunca havia sido realizados;

Aquisição à vista, de 1 camioneta C-10 nova, para os serviços de entrega de carnes do Matadouro Municipal e locomoção do prefeito;

Saúde e Saneamento:

Conclusão da construção do prédio, denominação e inauguração do Posto de Saúde central Dr. Luiz de Souza Coelho;

Reativação do Serviço de Coleta de Lixo na cidade, porém, desta vez em caminhão em substituição à carroça com tração animal;

Construção, estruturação e disponibilização do matadouro Municipal, que era o grande desafio para o Prefeito e premente carência da comunidade. Até então os bovinos, muitas vezes doentes e impróprios para o consumo humano, eram abatidos pelos próprios açougueiros nas ruas e até nas proximidades do cemitério municipal. Além do que não havia nenhum controle público, higiene e fiscalização sanitária;

Auxilio e apoio logístico para reforma do telhado do antigo Pavilhão Hospitalar e da construção dos consultórios médicos, que posteriormente foram transformados em Pronto Atendimento Municipal;

Construção e calçamento da Praça Estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Campos Altos;

Educação, Esportes e Cultura:

Construção e inauguração de Escola Rural na região da fazenda Califórnia de propriedade do Sr. Osvaldo Alves de Araújo;

Construção e inauguração de uma Escola Rural Antônio Godinho de Abreu na Estação de Uruburetama;

Reforma de todas as demais Escolas Rurais do município;

Realização de convênio inicial com o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, disponibilização de estrutura logística e indicação do Coordenador local Francisco Sebastião Ferreira. A iniciativa permitiu alfabetizar muitos adultos e cumprir satisfatoriamente os objetivos do programa em C. Altos;

Aquisição dos Livros, estruturação, instalação e inauguração da Biblioteca Pública Municipal, que havia sido legalmente criada na administração anterior;

Criação, credenciamento dos professores, instalação, manutenção e entrega em pleno funcionamento ao administrador seguinte da Fundação Municipal do Ensino Médio de Campos Altos, que ministrou e formou com muito sucesso uma turma do curso cientifico;

Auxilio e apoio logístico para reconstrução do piso da quadra da Praça de Esportes Euzébio e Filhos;

Aquisição à vista, bem como a reforma e inauguração do Estádio de Futebol Municipal, que era propriedade particular e grande aspiração dos esportistas Campos-Altenses;

Criação, aquisição dos instrumentos, contratação do instrutor Vicente Paula Euzébio, implementação e disponibilização da Fanfarra Municipal;


Criação do Brasão e Bandeira oficial do município de Campos Altos;


Segurança Pública :

Reforma do então pavilhão da Delegacia de Polícia e cadeia pública, que funcionavam em prédio particular alugado;

Obtenção junto ao Governo do Estado de equipamento de comunicação via rádio para a Delegacia de Polícia local;

Obtenção junto ao Comando da Polícia Militar da duplicação do efetivo existente e elevação do comando do destacamento policial local de Cabo para Sargento;

 Energia Elétrica:

 Obtenção formal junto ao Sr. Geraldo Guimarães, então titular concessionário local do serviço de Força e Luz, da liberação da concessão e do tempo restante que ainda dispunha;

Cumprimento das primeiras etapas do processo, bem como formalização do pedido, até então nunca efetuado à CEMIG, para instalar e explorar o serviço de energia elétrica em C. Altos. O que na época era o maior anseio e necessidade da população;

Gestões políticas junto ao Estado Maior das Forças Armadas - EMFA, intermediadas pelo deputado federal Sinval Boaventura, que obteve a promessa da Eletrobrás de reunir recursos das sobras de títulos para custear a instalação da CEMIG em C. Altos.

Entretanto, como o mandato do prefeito estava no final, não houve tempo hábil para cumprir os trâmites do processo. Este certamente teria sido satisfatoriamente concluído caso houvesse mais tempo ou o mandato sido de quatro anos.

O sucessor, no entanto optou por caminho distinto, com muito mérito obteve de outras fontes os recursos necessários e a CEMIG foi festivamente inaugurada em dezembro de 1976.

Obtenção junto ao governador do estado, Rondon Pacheco, através do D.A.E, então presidido por Maurício Campos, dos recursos para aquisição de Conjunto Gerador Elétrico à Diesel. O equipamento novo foi festivamente instalado e por anos auxiliou no suprimento de energia elétrica da cidade, até a implementação definitiva dos serviços pela CEMIG;

Logradouros e vias públicas :


Calçamento em torno de 10.000 m2 de ruas da cidade com pedras poliédricas;

Abertura da rua Pe. Rui Nunes Vale no fundo dos lotes do Educandário Dom Alexandre e do Sr. Juca Franco entre as quadras da Rua Pratinha e Tiradentes;

 Administrativo e Político:


 Realização da planta cadastral e a primeira com plano de expansão da cidade;

Obtenção junto ao ECT da criação da função e disponibilização do serviço, até então inexistente, de Carteiros e auxiliar para entrega de cartas dos Correios;

Obtenção, até então inédita, da aprovação, sem quaisquer emendas do legislativo, de todos ou de 100% dos projetos apresentados pelo executivo na Câmara Municipal;

Reestruturação e adequação das capacitações aos cargos e funções, sem, no entanto admitir ou demitir nenhum servidor administrativo na prefeitura Municipal;

Pagamento de todas as dívidas contraídas pela gestão anterior, renovação do crédito no comércio local, que pela primeira vez na história da cidade passou a receber em dia e a alguns fornecedores regulares, até mesmo de forma adiantado;

Obtenção da não justificada elevação do preço da carne junto aos açougueiros locais, mediante ameaça de cassação do alvará e oferta a preço de custo da mesma pela própria Prefeitura;

Afastamento e aposentadoria dos primeiros servidores da Prefeitura (Srs. Severino, José Jovininho, José Modesto e José Martins);


Aprovação das contas e sem restrições tanto pela Câmara Municipal como pelo Tribunal de Contas;

Apoio político e endosso do pedido do prefeito de Ibiá (Noé Dias dos Reis – Didi), que obteve junto ao Governador Rondon Pacheco, a construção da rodovia Ibiá a Patrocínio;

Indicação e apoio político à candidatura única do sucessor, que foi eleito. Francisco Sebastião Ferreira (Chico Raimundo) recebeu a prefeitura organizada, sem dívidas e realizou excelente administração;      

Por fim, felizmente e com o apoio de todos, conseguiu-se realizar significativas ações em benefício da comunidade, atingir os objetivos almejados, atender a maioria das expectativas e sair em paz com todos os munícipes.

Texto, dados e fotos disponíveis nos endereços eletrônicos:

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